Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/18980
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : A crítica de Adorno à música popular: contexto, limites e horizontes
Autor(es)/Inventor(es): Bonafini, Fábio Pereira
Tutor: Silva, Flávia Trocoli Xavier da
Resumen: Um dos tópicos mais recorrentes nos estudos de música popular é a confrontação com a impiedosa crítica da cultura musical de massas encontrada na obra de Theodor W. Adorno; confrontação que, de modo geral, pretende rejeitá-la em favor de uma revaloração da música popular. Apesar de apontamentos críticos acertados, as diferentes perspectivas que esse campo de estudos tem lançado sobre tal crítica costumam sofrer de uma distorção causada pela descontextualização dos textos de Adorno em relação ao conjunto de sua obra. O presente trabalho tem por objetivo expor o argumento adorniano sobre a música popular devolvendo-o a tal contexto, com o que visa avaliar a extensão da validade de tais críticas. Com isso, tenciona também apontar a produtividade para a reflexão sobre a música popular de uma recuperação de elementos da filosofia da música de Adorno que não se evidenciam nos seus escritos que tratam diretamente do tema em questão, abrindo a possibilidade de uma reconsideração da posição de setores da música popular na dialética histórica da música na modernidade.
Materia: Música popular
Filosofia alemã
Dialética
Crítica
Interpretação
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Unidade de producción: Faculdade de Letras
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Letras - Espanhol

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