Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/18987
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Restaurar e readaptar para ressignificar: projeto de restauração e adaptação de uso do antigo DOPS como estratégia de não repetição
Autor(es)/Inventor(es): Andrade, Cynthia Frast Dyan de
Orientador: Pavan, Juliana Silva
Resumo: O presente trabalho visa a realização de um projeto de restauração do edifício histórico conhecido popularmente como antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS), compreendendo-o como um Lugar de Memória, visando sua manutenção e transformação de uso do espaço em um lugar de debates e rememoração do passado doloroso, e silenciado, como estratégia de não repetição. Entendendo a relevância desta prop- osição no contexto atual, onde há o levante a símbolos ditatoriais, o retor- no de políticas que flertam com a ditadura e a exaltação de reconhecidos ditadores.
Palavras-chave: Ditadura militar
Memória
Edifícios históricos - Conservação e restauração
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Unidade produtora: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ANDRADE, Cynthia Frast Dyan de. Restaurar e readaptar para ressignificar: projeto de restauração e adaptação de uso do antigo DOPS como estratégia de não repetição. 2021. 138 f. Trabalho Final de Graduação (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFDAndrade.pdf26.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.