Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19066
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A influência dos tratados internacionais na implementação do compliance: uma breve análise acerca das legislações estrangeiras e brasileiras de combate à corrupção
Author(s)/Inventor(s): Lourenço, Juliana Bastos
Advisor: Gerolimich, Carolina Araújo de Azevedo Pizoeiro
Abstract: O presente trabalho visa o estabelecer uma relação entre os tratados internacionais de combate à corrupção e a implementação do compliance nas empresas, tanto no âmbito estrangeiro quanto no âmbito nacional. Busca-se demonstrar a evolução histórica que culminou na aplicação do compliance, colocando em destaque diversos dispositivos jurídicos que tratam do combate à corrupção. Inicia-se com uma análise acerca do conceito de compliance e sua origem, listando, inclusive, as principais legislações antissuborno estrangeiras que possuem uma correlação com o compliance, como o Foreing Corrupt Practices Act, o Sarbanes-Oxley Act e o Bribery Act. Em seguida, são analisados os pontos relevantes das três Convenções anticorrupção ratificadas pelo Brasil. Na sequência, são apresentados os fatores e acontecimentos que deram origem à aplicação do compliance no território brasileiro. Por fim, explora-se diversas normas brasileiras que implementaram ferramentas de prevenção à ocorrência da corrupção, tal como a instituição de programas de integridade.
Keywords: Compliance
Corrupção
Direito Internacional
Instrumentos normativos de combate à corrupção
Convenções internacionais
Corruption
International Law
Anti-corruption legal instruments
International Conventions
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: LOURENÇO, Juliana Bastos. A influência dos tratados internacionais na implementação do compliance: uma breve análise acerca das legislações estrangeiras e brasileiras de combate à corrupção. 2022. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JBLourenço.pdf444.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.