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Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Os CIEPS e o Rio: considerações acerca de um sonho para a educação do Estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Huapaya, Rayan Guilherme Silva
Orientador: Silva, Mauro Osório da
Resumo: Este estudo busca compreender alguns aspectos determinantes no planejamento e implementação dos Centro de Educação Pública Integrada – Ciep. A implementação dos Cieps foi um projeto arrojado para a reforma da educação básica carioca, idealizada e executada por Darcy Ribeiro e Leonel Brizola à frente do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Os Cieps foram desenhados para abrigar educação integral, oferecer aos seus alunos todas as refeições do dia, atendimento médico e odontológico e até dormitórios. Como ferramenta analítica da política pública, serão usados os conceitos de governança e capacidades estatais. Para melhor compreensão do ambiente institucional e político do Estado do Rio de Janeiro, será considerada a transferência da capital para Brasília, a formação do Estado da Guanabara e suas consequências. Como conclusão, veremos que os Cieps contaram com um intenso trabalho de formulação e com corpo técnico qualificado. No entanto, foi submetido a uma lógica eleitoral que prejudicou sua perenidade.
Palavras-chave: Política Públicas
Capacidades Estatais
Cieps
Darcy Ribeiro
Estado do Rio de Janeiro
Public Policies
State Capacities
State of Rio de Janeiro
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: HUAPAYA, Rayan Guilherme Silva. Os CIEPS e o Rio: considerações acerca de um sonho para a educação do Estado do Rio de Janeiro. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
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