Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19098
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Narrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisa
Author(s)/Inventor(s): Bazilio, Anne Caroline Cardoso
Advisor: Costa, Warley da
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo explorar a escrita biográfica e suas diferentes formas de estar presente dentro do meio acadêmico. Utilizando como ponto de partida a vida pessoal e acadêmica de uma mulher, preta, favelada e do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e recentemente mãe, o trabalho percorrerá desde sua infância até sua jornada pelo mundo acadêmico. Em diálogo com quadro teórico consistente, o estudo aprofunda o debate sobre diferentes temas pelo qual foi interpelada em sua jornada. O quadro teórico utilizado para reafirmar tal relevância e que serve de âncora à escrita, decorre das leituras de Evaristo (2010) e Xavier (2019), Delory (2012), Costa (2015), Heringer (2015) e Honorato (2015). Como desdobramento da pesquisa foi possível aprofundar temas tais como: os enfrentamentos do EUOP para o acesso e a permanência no espaço acadêmico, os desafios de uma mulher negra na academia e as novas demandas da universidade pública frente a sua configuração atual.
Keywords: Negras
Estudantes universitários
Comunidades sociais
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BAZILIO, Anne Caroline Cardoso. Narrativas de si e da vida acadêmica: a relevância das reflexões de uma mulher preta, mãe e favelada para a pesquisa. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABazilio.pdf244.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.