Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19128
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Renan Santos Ramalho de
Advisor: Scofano, Reuber Gerbassi
Abstract: A presente pesquisa, de cunho exploratório, visa examinar o porquê de haver tão poucos homens no Magistério, atuantes no segmento de Anos Iniciais no Ensino Fundamental em instituições escolares. Dada essa visão, serão trabalhados os conceitos de Paulo Freire de tio(a) e opressor e oprimido, com base nas obras Professora, sim, tia, não: cartas a quem ousa ensinar (1993) e Pedagogia do oprimido (1987). Tratam-se de definições totalmente distintas à natureza masculina, diante da influência sobre o homem em seu papel de pedagogo, ou seja, quais são seus desafios e contribuições ante o ensino para crianças. Pois, se Paulo Freire, homem, revolucionou o campo da educação, há a discussão sobre possíveis teorias de que os demais homens do cenário atual podem cooperar significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças em fase de crescimento. E nessa fase, portanto, por aprenderem a pensar criticamente, contribuem para a troca, na relação professor-aluno. E para melhor fundamentação dessas análises, há a contribuição de professores atuantes neste segmento, além de alunos do curso de Graduação em Pedagogia.
Keywords: Educação
Homens
Pedagogia
Freire, Paulo, 1921-1997
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Renan Santos Ramalho de. Professor, sim, e "Tio", também?: a presença de docentes homens nos anos iniciais do ensino fundamental nas escolas do Rio de Janeiro sob as concepções pedagógicas de Paulo Freire. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROliveira.pdf536.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.