Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19155
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorAndrade, Jaqueline Angela Lima de-
dc.date.accessioned2022-11-11T19:22:30Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.citationANDRADE, Jaqueline Angela Lima de. A inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19155-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFamíliaspt_BR
dc.titleA inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Daniela-
dc.contributor.referee2Basílio, Priscila-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico aborda questões sobre o processo de inserção das crianças pequenas na Educação Infantil, buscando compreender como os(as) professores(as) concebem e vivem esse processo junto às crianças e suas famílias; os desafios e as estratégias construídas pelas para que o processo de inserção das crianças seja realizado de maneira tranquila e de parceria com as famílias Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, em que escutamos duas professoras de Educação Infantil por meio de questionário aberto, uma professora do Cap/EI/UFRJ e uma professora do CREIR-CPII. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Bondioli e Mantovani, Edwards e Gandini, Guimarães, Cerisara, Ostetto, entre outros que discutem temas relacionados a Educação Infantil e a inserção das crianças pequenas. Percebemos que a inserção das crianças na creche é um processo que requer atenção e cuidado por parte das instituições e docentes, pois é um momento muito delicado para a família e a criança, que experimentam vários sentimentos difíceis e contraditórios. Destacamos a importância da parceria entre escola, docentes e família para que a inserção aconteça com a intenção de proporcionar sentimentos de segurança, vínculos afetivos, bem como descobertas, aprendizados e o desenvolvimento das crianças pequenas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAndrade.pdf287.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.