Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19155
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escola |
Autor(es)/Inventor(es): | Andrade, Jaqueline Angela Lima de |
Orientador: | Arenhart, Deise |
Resumo: | Este trabalho monográfico aborda questões sobre o processo de inserção das crianças pequenas na Educação Infantil, buscando compreender como os(as) professores(as) concebem e vivem esse processo junto às crianças e suas famílias; os desafios e as estratégias construídas pelas para que o processo de inserção das crianças seja realizado de maneira tranquila e de parceria com as famílias Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, em que escutamos duas professoras de Educação Infantil por meio de questionário aberto, uma professora do Cap/EI/UFRJ e uma professora do CREIR-CPII. O referencial teórico apoiou-se nos estudos de Bondioli e Mantovani, Edwards e Gandini, Guimarães, Cerisara, Ostetto, entre outros que discutem temas relacionados a Educação Infantil e a inserção das crianças pequenas. Percebemos que a inserção das crianças na creche é um processo que requer atenção e cuidado por parte das instituições e docentes, pois é um momento muito delicado para a família e a criança, que experimentam vários sentimentos difíceis e contraditórios. Destacamos a importância da parceria entre escola, docentes e família para que a inserção aconteça com a intenção de proporcionar sentimentos de segurança, vínculos afetivos, bem como descobertas, aprendizados e o desenvolvimento das crianças pequenas. |
Palavras-chave: | Professores Educação infantil Famílias |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | ANDRADE, Jaqueline Angela Lima de. A inserção na educação infantil, uma relação a três: criança, família e escola. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JAndrade.pdf | 287.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.