Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19162
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: As tendências pedagógicas subjacentes às metáforas educacionais em páginas de pedagogia no Facebook
Autor(es)/Inventor(es): Renzo, Kleber
Orientador: Castro, Marcelo Macedo Corrêa e
Resumo: Este trabalho abordou as metáforas educacionais - entendendo-as como metáforas que dizem algo sobre educação - com base nas tendências pedagógicas, definidas como os diferentes modos pelos quais a educação é pensada, teorizada e praticada (SAVIANI, 2006). Aqui, adotou-se como perspectiva o sentido de metáfora proposto pela Teoria da Metáfora Conceitual (TMC), postulada por Lakoff e Johnson (1980), segundo a qual a metáfora consiste na compreensão de uma coisa em termos de outra. Nessa visão, compreende-se que os fenômenos metafóricos são gerados a partir das experiências do ser humano com o mundo social e material, de modo a estruturar sua linguagem, seu pensamento e sua ação. A respeito das tendências pedagógicas, utilizou-se a categorização e descrição realizadas por Libâneo (2014), que as agrupa em Liberais e Progressistas. Teve-se como principal objetivo identificar as correspondências entre as metáforas educacionais e as tendências pedagógicas. Para tanto, foram coletadas metáforas educacionais em páginas de Pedagogia na rede social Facebook. Depois, alicerçadas nas tendências pedagógicas, desenvolveram análises desse material, agrupando as metáforas conforme suas relações com as tendências. Como resultados, foi verificado que, para cada tendência pedagógica ou grupo de tendências, existe metáforas que se aproximam ou se alinham com alguns de seus pressupostos pedagógicos, sendo possível, assim, traçar diversos paralelos, alguns mais explícitos outros menos, entre metáforas educacionais e tendências pedagógicas. Foi constatado também que as metáforas Liberais, especificamente as Tradicionais e Progressivistas, apareceram com maior frequência.
Palavras-chave: Facebook (Rede social on-line)
Pedagogia
Metáfora na educação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 22-Set-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: RENZO, Kleber. As tendências pedagógicas subjacentes às metáforas educacionais em páginas de pedagogia no Facebook. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KRenzo.pdf875.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.