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http://hdl.handle.net/11422/19167
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Fanfiction e a cultura do estupro: práticas pedagógicas de combate |
Autor(es)/Inventor(es): | Lemos, Lidiane Moraes Buechen |
Orientador: | Santos, Mônica Pereira dos |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa de monografia que tem por objetivo compreender de que modo a cultura do estupro (HERMAN, 1984) se encontra presente nas fanfictions e como nós, professores e educadores, podemos intervir através de práticas pedagógicas, a partir de uma pesquisa exploratória (BABBIE, 2001), de base qualitativa (MINAYO & GOMES, 2015), somada a uma pesquisa bibliográfica (SANTOS, 2004). Neste trabalho, analisaremos as plataformas de criação e leitura de fanfics: Spirit Fanfiction e Wattpad; um total de quatro histórias que contenham teor de violência sexual e/ou doméstica, como: obsessão amorosa; estupro; relacionamento abusivo; pedofilia e incesto. Além disso, analisar um questionário compartilhado com as autoras dessas histórias selecionadas e uma entrevista com uma ex-administradora do Spirit Fanfiction. Para analisar os dados coletados utilizaremos a Perspectiva Omnilética (SANTOS, 2013), em diálogo com o conceito de inclusão em educação (SANTOS, 2003), de modo a entender porque há uma busca e um consumo por fanfics desse gênero, visto que são produzidas e lidas majoritariamente por jovens do sexo feminino. Buscamos, problematizar e discutir o papel da escola perante o trato com a temática, para quebrar as exclusões de gênero que se encontram naturalizadas na nossa sociedade, e conscientizar nossos estudantes a respeito das questões de violência e abusos. Os dados desta pesquisa apontam que já há um movimento inicial de conscientização do público jovem com a cultura do estupro, diante da quarta onda do feminismo que traz discussões referentes à desigualdade de gênero para serem debatidas nas mídias e redes sociais. Todavia, essas discussões ainda são pouco abordadas nas instituições de ensino, visto que questões que englobam a educação sexual ainda são tidas como tabu na sociedade. Também podemos afirmar que o fato de jovens do sexo feminino produzirem esse tipo de conteúdo malicioso não quer dizer que sejam condizentes com as violências e abusos sexuais, mas que, em muitos casos, não compreendem as situações consumidas nas fanfictions como crimes por já serem naturalizadas no meio social. Por isso, a importância do papel da escola e do professor em combater essas culturas. |
Palavras-chave: | Fan fiction Estupro Educação |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 1-Ago-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | LEMOS, Lidiane Moraes Buechen. Fanfiction e a cultura do estupro: práticas pedagógicas de combate. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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