Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19169
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de-
dc.contributor.authorOliveira, Maria Tereza Lopes de-
dc.date.accessioned2022-11-16T18:02:57Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:35Z-
dc.date.issued2022-08-18-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19169-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleA abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Baroni, Patrícia Raquel-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.contributor.referee3Constant, Elaine-
dc.description.resumoAo compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTOliveira.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.