Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19169
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Maria Tereza Lopes de |
Advisor: | Oliveira, Ana Teresa de Carvalho Correa de |
Abstract: | Ao compreender a importância e praticidade dos livros didáticos no trabalho docente, é possível considerá-los materiais que propiciam a autonomia de leitura e resolução de exercícios dos alunos ao mesmo tempo em que devem servir de apoio e referência ao professor. Porém, o trabalho com livros didáticos voltados para os anos iniciais do ensino fundamental precisa levar em conta que é nesta etapa que as crianças ainda estão em processo de alfabetização e letramento. Por esse viés, tomando como base as coleções aprovadas no PNLD 2019 – Ápis1 e Ligamundo2 – para os anos iniciais com foco em matemática, este trabalho pretende investigar a proposta de ensino e aprendizagem das frações durante a primeira etapa do ensino fundamental em duas coleções de livros didáticos, a partir dos manuais do professor. A escolha pelo material do professor teve como objetivo poder levar em conta algumas orientações dadas aos docentes na abordagem dos diferentes temas. Investiguei como as coleções pesquisadas introduzem as frações; que significado(s) das frações é(são) preponderante(s) na introdução do estudo; que "todos" são priorizados; a que recursos as abordagens recorrem; existe, nas obras analisadas, o estímulo ao uso de recursos de manipulação concreta que possam ser facilitadores da aprendizagem das frações? Apresento uma revisão de literatura acerca de frações, trazendo questões sobre ensinar e aprender frações e resultados de pesquisas já realizadas, que me orientaram na leitura. |
Keywords: | Livros didáticos Matemática Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 18-Aug-2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | OLIVEIRA, Maria Tereza Lopes de. A abordagem de frações nos anos iniciais: um olhar sobre duas coleções de livros didáticos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MTOliveira.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.