Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19175
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Bacteriocinas de bactérias gram-positivas: classificação, pesquisa e aplicações, com foco nos gêneros bacillus e staphylococcus
Author(s)/Inventor(s): Pontes, João Paulo Ustritto
Advisor: Pereira, Karen Signori
Co-advisor: Gutarra, Melissa Limoeiro Estrada
Abstract: Bacteriocinas são proteínas ou complexos de proteínas excretados por bactérias e que apresentam atividade contra outras bactérias, em geral, relacionadas evolutivamente com o organismo produtor. Formam um grupo bastante heterogêneo, variando quanto ao espectro de ação, modo de ação, massa molar e propriedades bioquímicas. As bacteriocinas de bactérias Gram-positivas mais conhecidas são aquelas produzidas por bactérias lácticas (BAL), dentre as quais são mais conhecidas aquelas chamadas de antibióticos. Lantibióticos são substâncias antimicrobianas, bacteriocinas, e se caracterizam pela presença de aminoácidos modificados, em particular, os aminoácidos tio-éter lantionina e metil-lantionina, ambos produzidos por complexos multienzimáticos. A classificação mais utilizada no estudo das bacteriocinas é aquela baseada nas características observadas na bacteriocinas produzidas por BAL. Dentre os gêneros de bactérias Gram-positivas produtoras de bacteriocinas podemos destacar o gênero Staphylococcus devido à sua importância na indústria de alimentos e o gênero Bacillus, cujas bacteriocinas com características singulares levou a uma nova proposta de classificação específica. O estudo de bacteriocinas tem despertado grande interesse devido ao aumento da resistência bacteriana a antibióticos de amplo espectro e a possibilidade de utilização das mesmas como biopreservativo de alimentos.
Keywords: Bacteriocinas
Bactérias
Antibióticos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PONTES, João Paulo Ustritto. Bacteriocinas de bactérias gram-positivas: classificação, pesquisa e aplicações, com foco nos gêneros bacillus e staphylococcus. 2012. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia de Bioprocessos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JPUPontes.pdf584.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.