Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19175
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Bacteriocinas de bactérias gram-positivas: classificação, pesquisa e aplicações, com foco nos gêneros bacillus e staphylococcus
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, João Paulo Ustritto
Orientador: Pereira, Karen Signori
Coorientador: Gutarra, Melissa Limoeiro Estrada
Resumo: Bacteriocinas são proteínas ou complexos de proteínas excretados por bactérias e que apresentam atividade contra outras bactérias, em geral, relacionadas evolutivamente com o organismo produtor. Formam um grupo bastante heterogêneo, variando quanto ao espectro de ação, modo de ação, massa molar e propriedades bioquímicas. As bacteriocinas de bactérias Gram-positivas mais conhecidas são aquelas produzidas por bactérias lácticas (BAL), dentre as quais são mais conhecidas aquelas chamadas de antibióticos. Lantibióticos são substâncias antimicrobianas, bacteriocinas, e se caracterizam pela presença de aminoácidos modificados, em particular, os aminoácidos tio-éter lantionina e metil-lantionina, ambos produzidos por complexos multienzimáticos. A classificação mais utilizada no estudo das bacteriocinas é aquela baseada nas características observadas na bacteriocinas produzidas por BAL. Dentre os gêneros de bactérias Gram-positivas produtoras de bacteriocinas podemos destacar o gênero Staphylococcus devido à sua importância na indústria de alimentos e o gênero Bacillus, cujas bacteriocinas com características singulares levou a uma nova proposta de classificação específica. O estudo de bacteriocinas tem despertado grande interesse devido ao aumento da resistência bacteriana a antibióticos de amplo espectro e a possibilidade de utilização das mesmas como biopreservativo de alimentos.
Palavras-chave: Bacteriocinas
Bactérias
Antibióticos
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Mai-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PONTES, João Paulo Ustritto. Bacteriocinas de bactérias gram-positivas: classificação, pesquisa e aplicações, com foco nos gêneros bacillus e staphylococcus. 2012. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Bioprocessos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Engenharia de Bioprocessos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPUPontes.pdf584.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.