Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19176
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reforma do bio-óleo utilizando nanocatalisadores de níquel promovidos com cálcio ou magnésio
Autor(es)/Inventor(es): Carreira, Lucas Godinho
Orientador: Ribeiro, Nielson Fernando da Paixão
Coorientador: Souza, Mariana de Mattos Vieira Mello
Resumo: Como alternativa para a valorização da biomassa brasileira foram propostos catalisadores resistentes à desativação catalítica para a reforma a vapor do bio-óleo. Nanocatalisadores a base de aluminato de níquel promovidos com cálcio ou magnésio foram sintetizados pelo método da combustão, utilizando ureia como agente combustível. A caracterização dos catalisadores foi realizada utilizando as técnicas de difração de raios-X (DRX) e redução à temperatura programada (TPR). A reação de reforma do bio-óleo foi realizada utilizando o ácido acético como composto modelo, avaliando os efeitos da temperatura e tempo reacional. Dados de atividade catalítica na reação de reforma mostraram que os catalisadores sintetizados apresentaram elevadas conversões de ácido acético, com razão H2/CO2 variando entre 0,5 e 3,5. O efeito da adição dos promotores proporcionou menor desativação catalítica pela diminuição do coque formado. Os efeitos de perda de atividade foram explorados através das técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise termogravimétrica (TGA). A inclusão de promotores melhorou substancialmente a resistência térmica e durabilidade dos catalisadores de níquel, sem comprometimento significativo da produtividade de hidrogênio e conversão.
Palavras-chave: Catalisadores
Bio-óleo
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARREIRA, Lucas Godinho. Reforma do bio-óleo utilizando nanocatalisadores de níquel promovidos com cálcio ou magnésio. 2012. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LGCarreira.pdf1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.