Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19195
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de remoção de sulfetos por flotação de um minério de baixo teor de ouro
Autor(es)/Inventor(es): Duque, Thaís Ferreira Marks Brasil
Tutor: Yokoyama, Lídia
Tutor : Monte, Marisa Bezerra de Mello
Resumen: A Kinross Brasil Mineração S/A, localizada na cidade de Paracatu/MG, possui uma jazida contendo o minério com mais baixo teor de ouro explotado comercialmente no mundo, com cerca de 1,5 ppm. Este minério de ouro é composto por diferentes minerais sulfetados que também são de interesse comercial, por isso a necessidade de se estabelecer um processo eficiente de dessulfurização. Amostras de concentrado cleaner de ouro foram utilizadas para a realização das diversas análises empregadas nesse trabalho. Através da análise granulométrica verficou-se que a amostra de concentrado cleaner apresenta P80 = 38μm. A análise por Difração de Raios-X foi realizada para várias faixas de tamanho, variando de +150 a +20 m. A partir dos difratogramas obtidos observou-se que os minerais de interesse, calcopirita, galena e esfalerita, aparecem com maior intensidade a partir das frações -106 μm. O estudo de liberação por análise de imagem (MLA) foi realizado para as diferentes frações granulométricas de +150 a -38μm. Para as faixas avaliadas constatou-se que, à medida que a faixa de tamanho diminui a liberação dos minerais de interesse aumenta, e na fração -38 μm foram observados os maiores valores de liberação correspondendo a 84,61% para calcopirita, 66,33% para galena e 88,61% para esfalerita. Os ensaios de flotação indicaram que o coletor Aero 3418 é eficiente para a recuperação em conjunto de chumbo e cobre, enquanto que o coletor Aero 3894, dentre todos os coletores testados, este é o coletor mais seletivo para cobre. Verificou-se também com esses ensaios que o uso dos coletores Aero 3894, 3418 A e Mx 980 na etapa rougher e a manutenção do pH em 12 na etapa cleaner contribuíram para uma baixa recuperação de pirita e arsenopirita.
Materia: Dessulfurização
Minérios
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MINAS::TRATAMENTO DE MINERIOS
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : DUQUE, Thaís Ferreira Marks Brasil. Estudo de remoção de sulfetos por flotação de um minério de baixo teor de ouro. 2012. 84 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TFMBDuque.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.