Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19204
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Mais que amigos: a relação estrutural entre a milícia fluminense e o Estado
Autor(es)/Inventor(es): Lobato, Theo Louzada
Orientador: Quintans, Mariana Trotta Dallalana
Resumo: O objetivo deste trabalho é buscar compreender como a relação entre as organizações milicianas do território Rio de Janeiro e o Estado se dá de forma necessária para a possibilidade de existência daquela e como compete diretamente aos interesses da classe dominante local. Para isso trabalhou-se com a teoria de Estado marxista, com referência nos próprios Marx e Engels, dando, também, destaque para o conceito gramsciano de Estado ampliado, que explica como se dá a relação dialética entre os dois pólos - o oficial e o criminoso. Buscou-se, com o objetivo de provar essa tese, também refletir sobre os motivos econômicos e sociais que levaram à gênese das milícias e chegar à compreensão de como as alterações que essas organizações foram sofrendo ao longo do tempo foram somente possíveis graças à atuação direta do poder público brasileiro.
Palavras-chave: Milícia
Estado
Marx e Engels
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOBATO, Theo Louzada. Mais que amigos: a relação estrutural entre a milícia fluminense e o Estado. 2022. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLLobato.pdf329.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.