Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19215
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação da estabilidade de prateleira de produtos naturais para aplicação como inibidores de corrosão através de técnicas eletroquímicas
Author(s)/Inventor(s): Monteiro, Mariana Vieira Casanova
Advisor: Reznik, Leila Yone
Co-advisor: Rocha, Janaina Cardozo da
Abstract: Esse trabalho investigou, através de técnicas eletroquímicas, a estabilidade química de prateleira da eficiência inibidora de extratos naturais na inibição à corrosão do aço-carbono em meio de acido clorídrico 1 mol L-1 durante três meses de armazenagem, após a preparação do extrato. Os extratos analisados foram de cascas de laranja, sementes de mamão e folhas de repolho roxo. Foram realizadas extrações hidroalcoólicas e por meio de infusões. Todos os extratos foram liofilizados, sendo que os hidroalcoólicos foram rotaevaporados primeiramente a fim de remover o etanol. Após a liofilização, os extratos provenientes da laranja e do mamão foram armazenados em dessecadores, porém os extratos provenientes do repolho tiveram que ser ressuspendidos e armazenados em geladeira. O comportamento eletroquímico do aço-carbono foi investigado por meio de medidas de impedância eletroquímica e curvas de polarização anódica e catódica em temperatura ambiente (aproximadamente 25° C) para cada solução. Os extratos das cascas da laranja e das sementes do mamão demonstraram alta estabilidade, o que pode indicar a possibilidade de aplicação como inibidores naturais de corrosão para o aço-carbono no meio estudado. Entretanto, os extratos do repolho roxo apresentaram uma degradação com o tempo de armazenagem. O melhor resultado de eficiência de inibição desses extratos, a partir da resistência de polarização, foi obtido para o extrato infuso das sementes do mamão, com uma eficiência igual a 91% para um tempo de armazenagem de 1 mês. As eficiências dos extratos infusos de cascas de laranja e de folhas de repolho roxo foram de 88% e 83%, respectivamente. Já os extratos hidroalcoólicos apresentaram eficiências iguais a 90%, 83% e 65% para os extratos de cascas de laranja, sementes de mamão e folhas de repolho, respectivamente, para o mesmo tempo de armazenagem citado anteriormente. Portanto, a presença dos extratos aumentou o valor da resistência de polarização em todos os casos. Porém, esse efeito foi decrescente com o tempo de armazenagem para os extratos provenientes do repolho.
Keywords: Corrosão
Inibidores
Aço-carbono
Produtos naturais
Métodos eletroquímicos
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: MONTEIRO, Mariana Vieira Casanova. Avaliação da estabilidade de prateleira de produtos naturais para aplicação como inibidores de corrosão através de técnicas eletroquímicas. 2012. 71 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVCMonteiro.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.