Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19226
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Determinação da adulteração de biodiesel, por óleos vegetais, através da cromatografia líquida de alta eficiência
Author(s)/Inventor(s): Brouck, Débora Mac Donald
Advisor: Andrade, Débora França de
Co-advisor: D'Ávila, Luiz Antonio
Abstract: O biodiesel é um combustível renovável alternativo ao diesel, cujo mínimo percentual de adição ao diesel vem crescendo atualmente no Brasil. A má qualidade do biodiesel pode causar a emissão de poluentes, prejudicar o funcionamento dos motores, trazer prejuízos ao consumidor e depreciar a imagem desse biocombustível. Dessa forma, faz-se necessário o monitoramento da qualidade do biodiesel. A adulteração é uma prática ilegal, muitas vezes responsável pela má qualidade dos combustíveis. Os principais adulterantes utilizados nesse caso são os óleos vegetais, uma vez que apresentam boa miscibilidade no diesel e no biodiesel, baixo valor agregado e propriedades semelhantes, possibilitando que o combustível adulterado atenda às especificações vigentes e ainda não seja detectado pelos métodos de rotina determinados pela ANP. Este trabalho emprega a técnica da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para determinar a adulteração de biodiesel com óleo de fritura, sebo bovino e os óleos vegetais de soja, milho, girassol, canola e algodão. Os resultados obtidos mostram a adequação da CLAE para detecção de adulteração do biodiesel por óleos vegetais in natura e de fritura. A adulteração com gordura animal (sebo bovino), que é composta majoritariamente por compostos saturados não pôde ser detectada por este método, já que foi utilizada detecção ultravioleta a 205 nm. Além da boa eficiência de separação, a técnica da CLAE possui algumas vantagens em relação a outras técnicas analíticas, como a versatilidade das amostras a serem analisadas, o tempo relativamente curto de análise, a alta resolução e a automação.
Keywords: Biodiesel
Qualidade
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BROUCK, Débora Mac Donald. Determinação da adulteração de biodiesel, por óleos vegetais, através da cromatografia líquida de alta eficiência. 2012. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DMDBrouck.pdf1.38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.