Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19226
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Determinação da adulteração de biodiesel, por óleos vegetais, através da cromatografia líquida de alta eficiência
Autor(es)/Inventor(es): Brouck, Débora Mac Donald
Orientador: Andrade, Débora França de
Coorientador: D'Ávila, Luiz Antonio
Resumo: O biodiesel é um combustível renovável alternativo ao diesel, cujo mínimo percentual de adição ao diesel vem crescendo atualmente no Brasil. A má qualidade do biodiesel pode causar a emissão de poluentes, prejudicar o funcionamento dos motores, trazer prejuízos ao consumidor e depreciar a imagem desse biocombustível. Dessa forma, faz-se necessário o monitoramento da qualidade do biodiesel. A adulteração é uma prática ilegal, muitas vezes responsável pela má qualidade dos combustíveis. Os principais adulterantes utilizados nesse caso são os óleos vegetais, uma vez que apresentam boa miscibilidade no diesel e no biodiesel, baixo valor agregado e propriedades semelhantes, possibilitando que o combustível adulterado atenda às especificações vigentes e ainda não seja detectado pelos métodos de rotina determinados pela ANP. Este trabalho emprega a técnica da Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) para determinar a adulteração de biodiesel com óleo de fritura, sebo bovino e os óleos vegetais de soja, milho, girassol, canola e algodão. Os resultados obtidos mostram a adequação da CLAE para detecção de adulteração do biodiesel por óleos vegetais in natura e de fritura. A adulteração com gordura animal (sebo bovino), que é composta majoritariamente por compostos saturados não pôde ser detectada por este método, já que foi utilizada detecção ultravioleta a 205 nm. Além da boa eficiência de separação, a técnica da CLAE possui algumas vantagens em relação a outras técnicas analíticas, como a versatilidade das amostras a serem analisadas, o tempo relativamente curto de análise, a alta resolução e a automação.
Palavras-chave: Biodiesel
Qualidade
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Out-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BROUCK, Débora Mac Donald. Determinação da adulteração de biodiesel, por óleos vegetais, através da cromatografia líquida de alta eficiência. 2012. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DMDBrouck.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.