Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19229
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo de classificação de área em unidade de destilação do LADEQ
Autor(es)/Inventor(es): Fuhrmann, Gustavo Lamim
Tutor: Vaz Júnior, Carlos André
Tutor : Cruz, Simone Regina Albuquerque da
Resumen: O risco de explosão em plantas industriais, plataformas, refinarias e unidades petroquímicas é um dos fatores que mais ameaçam a segurança destas instalações. Historicamente tais eventos promovem enormes prejuízos financeiros e perda de vidas. Uma vez que a presença de compostos inflamáveis é frequente na maioria das unidades industriais, algumas medidas são fundamentais. Dentre elas, evitar a presença de fontes de ignição em ambientes onde existe elevada probabilidade de presença de vapores inflamáveis. Este é o foco da “classificação de áreas”. O correto emprego da classificação visa não apenas garantir a segurança operacional, como também preservar recursos, evitando custos desnecessários na compra de equipamentos elétricos com níveis de segurança exagerados. Este trabalho busca analisar a aplicação da norma National Fire Protection Association 497 de 2008 (NFPA 497) em uma planta piloto de processamento de óleo fúsel, localizada no Laboratório de Engenharia Química (LADEQ) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo deste estudo foi avaliar até que ponto a classificação de áreas mostra-se relevante em um ambiente de ensino que emprega plantas piloto. A partir da comparação das principais normas, optou-se por adotar como referência a norma NFPA 497. Com isso, foi possível definir que o volume de área classificada no entorno do equipamento é considerável. Porém por apresentar apenas área classificada de baixo risco, onde a concentração de ignição de gases ou vapores não é esperada durante a operação normal, a probabilidade de ocorrer uma explosão ou incêndio fica atenuado.
Materia: Segurança
Normas
instalações industriais
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::HIGIENE E SEGURANCA DO TRABALHO
Unidade de producción: Escola de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: sep-2012
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : FUHRMANN, Gustavo Lamim. Estudo de classificação de área em unidade de destilação do LADEQ. 2012. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece en las colecciones: Engenharia Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GLFuhrmann.pdf1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.