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Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Educação inclusiva: legislações e um breve relato de caso
Author(s)/Inventor(s): Gonçalves, Isabelle Gualberto
Advisor: Silva, Renata Bastos da
Abstract: Como resultado das vivências como estagiária na Escola Municipal Floriano Peixoto, pertencente a 1ª Coordenadoria Regional de Educação da Secretaria Municipal de Educação da cidade do Rio de Janeiro, e localizada, esta, no tradicional bairro da Zona Norte, São Cristóvão, no ano de 2018, e a partir de minha formação na área da Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) entendemos a necessidade de sublinhar mais a fundo como é a realidade legal versus a realidade factual da educação especial inclusiva na educação básica e como isso afeta e funciona no dia a dia da criança com deficiência, propus-me a estudar as legislações acerca do assunto de maneira temporal, a partir de uma análise em que todos os documentos legais acabam se complementando e formando uma base de sustento para que os discentes, público alvo das políticas públicas, acessem plenamente a educação que, de acordo com a nossa Constituição Federal de 1988, é um direito de todos e dever do Estado e da família, promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Além disso, são apresentadas as visões e críticas das respeitadas autoras Rosana Glat e Edicléia Mascarenhas Fernandes. Desta forma, o presente artigo visa apresentar leis, decretos e portarias que são capazes de embasar juridicamente o direito à educação pelos alunos público-alvo da educação especial inclusiva. Será apresentado, ainda, um breve relato do período em que estive como estagiária e como isso afetou minha visão como estudante e como ser humano, sobretudo.
Keywords: Pessoas com deficiência
Educação inclusiva
Rio de Janeiro (RJ)
Educação especial
Legislação escolar
Estudo de caso
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::SERVICOS URBANOS E REGIONAIS
Production unit: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 15-Aug-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

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