Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19256
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargento
Autor(es)/Inventor(es): Gamboa, Juliane Merenciano
Tutor: Andrade, Valci Rubens Oliveira de
Resumen: O samba e seus atravessamentos no campo das artes visuais percorre um território rico e potente. Enquanto gênero musical e dança, possui sonoridades e ritmos que, ao ganharem fisicalidade e movimento através dos corpos, reforçam o vigor da ancestralidade da cultura negra; enquanto arte visual indica caminhos que expõem a complexidade de um tecido sociocultural afro-brasileiro que, historicamente no Brasil, viveu a dor da desumanidade e resiste ao racismo estrutural, entretanto, segue redimensionando o seu status quo ao resgatar e ampliar suas formas de apropriação do mundo através da construção constante e renovada de outras identidades, sobretudo aquelas relativas às visualidades do seu cotidiano, considerando os seus símbolos e signos. O samba como patrimônio da cultura imaterial brasileira movimenta a inventividade de artistas que nele encontram a essência imagética para dar conta da história cultural afrodescendente e seu campo ampliado. Diante de tal prerrogativa, a proposta desta pesquisa é traçar um panorama da obra de Nelson Sargento considerando a sua trajetória histórica como pintor desde as suas vivências. Essa tarefa busca analisar e compreender como sua arte esteve atrelada às identidades raciais, à luta de classe social precarizada, à paisagem dos morros cariocas e à esfera de produção de artistas negros invisibilizados na estrutura sociocultural e das artes no país. Faz-se necessário problematizar a categorização da obra de Nelson Sargento como arte “Naïf” ou “primitiva” e, desse modo, dimensionar o valor da contribuição enquanto artista negro e a legitimação do seu acervo para os estudos da História da Arte no Brasil. Por fim, importa ainda pensar a representatividade cultural afro-brasileira em contraposição à retratação do negro defendida por movimentos da arte hegemônica.
Materia: Carnaval
Arte Naïf
Samba
Cultura afro-brasileira
Nelson Sargento
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : GAMBOA, Juliane Merenciano. O samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargento. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JMGamboa.pdf7.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.