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dc.contributor.advisorAndrade, Valci Rubens Oliveira de-
dc.contributor.authorGamboa, Juliane Merenciano-
dc.date.accessioned2022-11-30T15:04:10Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationGAMBOA, Juliane Merenciano. O samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargento. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19256-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectArte Naïfpt_BR
dc.subjectSambapt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectNelson Sargentopt_BR
dc.titleO samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargentopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO samba e seus atravessamentos no campo das artes visuais percorre um território rico e potente. Enquanto gênero musical e dança, possui sonoridades e ritmos que, ao ganharem fisicalidade e movimento através dos corpos, reforçam o vigor da ancestralidade da cultura negra; enquanto arte visual indica caminhos que expõem a complexidade de um tecido sociocultural afro-brasileiro que, historicamente no Brasil, viveu a dor da desumanidade e resiste ao racismo estrutural, entretanto, segue redimensionando o seu status quo ao resgatar e ampliar suas formas de apropriação do mundo através da construção constante e renovada de outras identidades, sobretudo aquelas relativas às visualidades do seu cotidiano, considerando os seus símbolos e signos. O samba como patrimônio da cultura imaterial brasileira movimenta a inventividade de artistas que nele encontram a essência imagética para dar conta da história cultural afrodescendente e seu campo ampliado. Diante de tal prerrogativa, a proposta desta pesquisa é traçar um panorama da obra de Nelson Sargento considerando a sua trajetória histórica como pintor desde as suas vivências. Essa tarefa busca analisar e compreender como sua arte esteve atrelada às identidades raciais, à luta de classe social precarizada, à paisagem dos morros cariocas e à esfera de produção de artistas negros invisibilizados na estrutura sociocultural e das artes no país. Faz-se necessário problematizar a categorização da obra de Nelson Sargento como arte “Naïf” ou “primitiva” e, desse modo, dimensionar o valor da contribuição enquanto artista negro e a legitimação do seu acervo para os estudos da História da Arte no Brasil. Por fim, importa ainda pensar a representatividade cultural afro-brasileira em contraposição à retratação do negro defendida por movimentos da arte hegemônica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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