Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19256
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | O samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargento |
Author(s)/Inventor(s): | Gamboa, Juliane Merenciano |
Advisor: | Andrade, Valci Rubens Oliveira de |
Abstract: | O samba e seus atravessamentos no campo das artes visuais percorre um território rico e potente. Enquanto gênero musical e dança, possui sonoridades e ritmos que, ao ganharem fisicalidade e movimento através dos corpos, reforçam o vigor da ancestralidade da cultura negra; enquanto arte visual indica caminhos que expõem a complexidade de um tecido sociocultural afro-brasileiro que, historicamente no Brasil, viveu a dor da desumanidade e resiste ao racismo estrutural, entretanto, segue redimensionando o seu status quo ao resgatar e ampliar suas formas de apropriação do mundo através da construção constante e renovada de outras identidades, sobretudo aquelas relativas às visualidades do seu cotidiano, considerando os seus símbolos e signos. O samba como patrimônio da cultura imaterial brasileira movimenta a inventividade de artistas que nele encontram a essência imagética para dar conta da história cultural afrodescendente e seu campo ampliado. Diante de tal prerrogativa, a proposta desta pesquisa é traçar um panorama da obra de Nelson Sargento considerando a sua trajetória histórica como pintor desde as suas vivências. Essa tarefa busca analisar e compreender como sua arte esteve atrelada às identidades raciais, à luta de classe social precarizada, à paisagem dos morros cariocas e à esfera de produção de artistas negros invisibilizados na estrutura sociocultural e das artes no país. Faz-se necessário problematizar a categorização da obra de Nelson Sargento como arte “Naïf” ou “primitiva” e, desse modo, dimensionar o valor da contribuição enquanto artista negro e a legitimação do seu acervo para os estudos da História da Arte no Brasil. Por fim, importa ainda pensar a representatividade cultural afro-brasileira em contraposição à retratação do negro defendida por movimentos da arte hegemônica. |
Keywords: | Carnaval Arte Naïf Samba Cultura afro-brasileira Nelson Sargento |
Subject CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Production unit: | Escola de Belas Artes |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2022 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | GAMBOA, Juliane Merenciano. O samba é um grande delator: representatividade e resistência cultural afro-brasileira na obra de Nelson Sargento. 2022. 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Appears in Collections: | História da Arte |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JMGamboa.pdf | 7.04 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.