Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19272
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Precedentes no direito brasileiro – da common law aos pronunciamentos do artigo 927, do Código de Processo Civil de 2015
Author(s)/Inventor(s): Neves, Vinícius de Oliveira Cardoso
Advisor: Melo, Carlos Magno Siqueira
Abstract: Esta monografia analisa o artigo 927, do Código de Processo Civil de 2015. O dispositivo determina a observância de diversos pronunciamentos judiciais, dentre eles o incidente de resolução de demandas repetitivas, os recursos repetitivos e o incidente de assunção de competência. Essas disposições levaram a compreensão de que o legislador processual pretendeu introduzir no direito brasileiro um sistema de precedentes judiciais com inspiração na common law. Nesse sentido, o trabalho desenvolverá uma linha essencialmente conceitual, procurando definir as premissas teóricas da teoria de precedentes desenvolvida na jurisdição inglesa e perquirir acerca das implicações inerentes à importação de um sistema de precedentes no direito brasileiro. O trabalho ressalta que a valorização dos precedentes no direito brasileiro ainda é incipiente, e que tão somente a previsão legal determinando a observância obrigatória de determinados pronunciamentos é insuficiente para revestir a prestação jurisdicional brasileira de isonomia, segurança jurídica e previsibilidade. Nesse sentido, o trabalho também enfatiza como a argumentação jurídica é influenciada quando o precedente representa um ônus argumentativo, e aponta como esse fator é importante para revestir de máxima efetividade as novas disposições do Código de Processo Civil.
Keywords: Precedente
Common Law
Código de Processo Civil
Precedent
Common Law
Code of Civil Procedure
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: NEVES, Vinícius de Oliveira Cardoso. Precedentes no direito brasileiro – da common law aos pronunciamentos do artigo 927, do Código de Processo Civil de 2015. 2022. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VOCNeves.pdf475.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.