Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19279
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estimativa da viscosidade e densidade de óleos vegetais
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Ana Carolina Mazoto de
Costa, Gustavo Araujo da
Orientador: Silva, Silvia Maria Cruzeiro da
Coorientador: Cavalcante, Raquel Massad
Resumo: Grande parte de toda a energia consumida no mundo atual é proveniente de fonte fóssil. No entanto, estas fontes são limitadas e podem ser exauridas em um futuro muito próximo. Assim, devemos olhar com uma maior atenção para fontes alternativas e renováveis de energia, tais como: biomassa, água, ventos, solar, geotérmica, hidrogênio e nuclear. Os óleos vegetais provêm de fontes renováveis e, atualmente, são uma das opções mais atrativas. Além de seus benefícios ao meio ambiente, possui um teor energético semelhante a do óleo diesel e é originado de fonte potencialmente inextinguível. Informações sobre as propriedades de transporte como viscosidade de líquidos e densidade são essenciais para o projeto de tubulações, acessórios e equipamentos utilizados na indústria de óleo e simulação de plantas. Essas propriedades afetam as características de fluxo, perda de energia devido ao atrito, coeficientes de transferência de massa e calor e seus conhecimento se torna fundamental para sua utilização de forma otimizada. Neste sentido, a literatura fornece vários modelos que relacionam a viscosidade com a temperatura e densidade versus temperatura. Foram analisados os modelos mais importantes para a estimativa da viscosidade e alguns modelos que estimam a densidade. Os modelos de estimativa da densidade foram analisados com o objetivo de serem usados nos modelos que estimam a viscosidade e utilizam muitas vezes a densidade da mistura no caso de óleos ou a densidade de componentes puros em caso de substâncias puras. As densidades dos óleos vegetais dependem linearmente da temperatura, ou seja, o gráfico da densidade versus temperatura é uma reta para os óleos vegetais. Além disso, o coeficiente angular dessas retas é o mesmo para todos os óleos. Embora a densidade do óleo a uma determinada temperatura dependa da natureza do óleo, a variação da densidade com a temperatura não depende. Os modelos que foram analisados para a estimativa da viscosidade muitas vezes são funções das propriedades dos óleos vegetais, por isso, foi necessário utilizar uma metodologia para a estimativa dessas propriedades. Neste trabalho, foi usada a metodologia de contribuição de grupos e regra de mistura. Muitos modelos que estimam viscosidade foram analisados. Alguns ajustam os coeficientes para um determinado tipo de óleo a partir de dados experimentais. Esses modelos nos fornecem o comportamento da viscosidade e também seus valores para uma possível extrapolação. Os outros modelos, basicamente, tiveram um desempenho muito parecido com exceção do modelo de Dutt.
Palavras-chave: Biocombustíveis
Óleos vegetais
Viscosidade
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICA::TECNOLOGIA QUIMICA::OLEOS
Unidade produtora: Escola de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ALMEIDA, Ana Carolina Mazoto de; COSTA, Gustavo Araujo da. Estimativa da viscosidade e densidade de óleos vegetais. 2012. 131 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Aparece nas coleções:Engenharia Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACMAlmeida.pdf2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.