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dc.contributor.advisorAmorim, Rejane Maria de Almeida-
dc.contributor.authorSilva, Nathália Noura da-
dc.date.accessioned2022-12-01T18:43:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:38Z-
dc.date.issued2022-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Nathália Noura da. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19282-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação à distânciapt_BR
dc.subjectPandemiaspt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleAlfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Castro, Marcelo Macedo Corrêa e-
dc.description.resumoUm novo cenário se instaurou trazendo diversas mudanças no modo de viver da sociedade em todo o mundo a partir da chegada da crise sanitária da doença Covid-19. O objetivo deste trabalho, que tem como temática o processo de alfabetização, visa compreender e analisar de que forma o contexto pandêmico afetou a docência, identificando os caminhos que os professores percorreram nesta adaptação ao ensino remoto, as estratégias criadas para manter o vínculo, e também, os percalços vivenciados para ensinar na pandemia. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa dos dados produzidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras do Estado do Rio de Janeiro, refletimos sobre pontos em comum sobre os relatos trazidos acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período delicado de pandemia. Analisamos neste estudo 5 eixos, são eles: 1) Adaptação ao ensino remoto; 2) O lugar da família no processo de alfabetização; 3) Afetividade em meio virtual; 4) Propostas pedagógicas mais promissoras; 5) Aprendizagens possíveis na alfabetização e no ensino pós pandemia. Diante disto, foi possível encontrar dificuldades e potencialidades que se aproximam mesmo vividas por pessoas distintas do que foi ser professora de alfabetização na pandemia do Coronavírus, momento em que crianças conseguiram evoluir, outras retrocederam, mas, de forma unânime, o reconhecimento de que a alfabetização precisa do contato presencial para que o seu processo seja alcançado de uma forma plena e mais significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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