Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19282
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Nathália Noura da
Orientador: Amorim, Rejane Maria de Almeida
Resumo: Um novo cenário se instaurou trazendo diversas mudanças no modo de viver da sociedade em todo o mundo a partir da chegada da crise sanitária da doença Covid-19. O objetivo deste trabalho, que tem como temática o processo de alfabetização, visa compreender e analisar de que forma o contexto pandêmico afetou a docência, identificando os caminhos que os professores percorreram nesta adaptação ao ensino remoto, as estratégias criadas para manter o vínculo, e também, os percalços vivenciados para ensinar na pandemia. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa dos dados produzidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras do Estado do Rio de Janeiro, refletimos sobre pontos em comum sobre os relatos trazidos acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período delicado de pandemia. Analisamos neste estudo 5 eixos, são eles: 1) Adaptação ao ensino remoto; 2) O lugar da família no processo de alfabetização; 3) Afetividade em meio virtual; 4) Propostas pedagógicas mais promissoras; 5) Aprendizagens possíveis na alfabetização e no ensino pós pandemia. Diante disto, foi possível encontrar dificuldades e potencialidades que se aproximam mesmo vividas por pessoas distintas do que foi ser professora de alfabetização na pandemia do Coronavírus, momento em que crianças conseguiram evoluir, outras retrocederam, mas, de forma unânime, o reconhecimento de que a alfabetização precisa do contato presencial para que o seu processo seja alcançado de uma forma plena e mais significativa.
Palavras-chave: Alfabetização
COVID-19 (Doença)
Ensino à distância
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Ago-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Nathália Noura da. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NSilva.pdf320.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.