Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19282
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Nathália Noura da
Tutor: Amorim, Rejane Maria de Almeida
Resumen: Um novo cenário se instaurou trazendo diversas mudanças no modo de viver da sociedade em todo o mundo a partir da chegada da crise sanitária da doença Covid-19. O objetivo deste trabalho, que tem como temática o processo de alfabetização, visa compreender e analisar de que forma o contexto pandêmico afetou a docência, identificando os caminhos que os professores percorreram nesta adaptação ao ensino remoto, as estratégias criadas para manter o vínculo, e também, os percalços vivenciados para ensinar na pandemia. A metodologia consistiu em uma análise qualitativa dos dados produzidos em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras do Estado do Rio de Janeiro, refletimos sobre pontos em comum sobre os relatos trazidos acerca do trabalho pedagógico desenvolvido neste período delicado de pandemia. Analisamos neste estudo 5 eixos, são eles: 1) Adaptação ao ensino remoto; 2) O lugar da família no processo de alfabetização; 3) Afetividade em meio virtual; 4) Propostas pedagógicas mais promissoras; 5) Aprendizagens possíveis na alfabetização e no ensino pós pandemia. Diante disto, foi possível encontrar dificuldades e potencialidades que se aproximam mesmo vividas por pessoas distintas do que foi ser professora de alfabetização na pandemia do Coronavírus, momento em que crianças conseguiram evoluir, outras retrocederam, mas, de forma unânime, o reconhecimento de que a alfabetização precisa do contato presencial para que o seu processo seja alcançado de uma forma plena e mais significativa.
Materia: Alfabetização
Educação à distância
Pandemias
COVID-19
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Unidade de producción: Faculdade de Educação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 29-ago-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Nathália Noura da. Alfabetização em tempos de pandemia: o que dizem os professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
NSilva.pdf320.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.