Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19293
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Estudo da corrosão do aço inoxidável 316L nas fases líquida e vapor em salmoura de KCl para operação em evaporadores
Author(s)/Inventor(s): Cunha, Gabriele de Azevedo
Jacob, Diego Nogueira
Advisor: Carvalho, Ladimir José de
Co-advisor: Reznik, Leila Yone
Abstract: A salmoura de cloreto de potássio utilizada para a produção de cloro e hidrogênio pode ser corrosiva sob determinadas condições, principalmente em evaporadores utilizados na indústria de cloro-soda/potassa. Uma vez que os dados existentes na literatura sobre o grau de corrosividade desta salmoura são escassos, decidiu-se caracterizar o poder corrosivo deste fluido sobre o aço inoxidável 316L. Desta forma, conduziu-se experimentos em laboratório, na temperatura de 100°C, em três diferentes valores de pH (2,0, 6,9 e 11,4) e na fase líquida e vapor da salmoura. Os experimentos foram feitos em duplicata tendo submerso na salmoura aquecida dois corpos de prova, além de outros dois que foram expostos ao vapor, formado pelo refluxo, estando esses últimos suspensos por um fio de nylon. A agressividade do meio sobre o material foi mensurada através do cálculo da taxa de corrosão obtida através dos ensaios de decapagem. Baseando-se em premissas razoáveis chega-se a conclusão que se pode usar o diagrama de Pourbaix do cromo para estimar em quais valores de pH o metal estará passivado ou não. Em ordem decrescente de taxa de corrosão, temos o pH 2,0 > pH 11,4 > pH 6,9 indicando em pH 6,9 o metal estar passivado. A pequena variação de perda de massa notada entre pH 11,4 e 6,9 leva a concluir que deve ser possível que neste pH básico o metal também esteja passivado.
Keywords: Aço
Corrosão
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICA::METALURGIA FISICA::CORROSAO
Production unit: Escola de Química
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: JACOB, Diego Nogueira; CUNHA, Gabriele de Azevedo. Estudo da corrosão do aço inoxidável 316L nas fases líquida e vapor em salmoura de KCl para operação em evaporadores. 2011. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GACunha.pdf3.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.