Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19381
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Qualidade de vida no teletrabalho (QVT): percepções de trabalhadores em home office de uma instituição financeira
Author(s)/Inventor(s): Silva, Priscila Luciana Garret Simões da
Advisor: Coutinho, Maria Teresa Correia
Abstract: Os estudos e programas a respeito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) podem ter o papel de fomentar a promoção do bem-estar dos trabalhadores. Com a pandemia de covid-19 um número expressivo de trabalhadores passou a desenvolver suas atividades laborais em teletrabalho, especificamente o home office (trabalho em domicílio). Deste modo este estudo se propõe a averiguar as percepções de Qualidade de Vida no Teletrabalho, de um grupo de trabalhadores de uma instituição bancária que adotou o home office de forma compulsória. Para isso utilizou-se o instrumento escala de Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório (eQVT), composto por questões de livre resposta e objetivas, estas divididas em fatores. Os resultados demonstraram que no grupo estudado coexistem percepções de mal-estar e bem-estar a respeito da Qualidade de Vida no Teletrabalho compulsório. Os fatores atividades do trabalhador; gestão do trabalho; suporte tecnológico e condições físicas do trabalho apresentaram boas percepções de QVT, no entanto com pontos de atenção como a inadequação de móveis e espaço de trabalho. A percepção de mal-estar se deu no fator Sobrecarga de trabalho decorrente do teletrabalho compulsório que apresentou o pior resultado, com a visão dos respondentes de que estão vivendo maior cobrança, aumento de carga e baixo reconhecimento de seus esforços. Adicionalmente esta pesquisa demostrou que parte expressiva dos participantes deseja permanecer em teletrabalho, em especial na modalidade híbrida.
Keywords: Qualidade de vida no trabalho
Teletrabalho
Instituições financeiras
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Priscila Luciana Garret Simões da. Qualidade de vida no teletrabalho (QVT): percepções de trabalhadores em home office de uma instituição financeira. 2021. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PLGSSilva.pdf816.69 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.