Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19391
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O corpo-voz do artista cênico
Other Titles: The body-voice of the scenic artist
Author(s)/Inventor(s): Reina, Larissa Liz Luna de Araújo Graciano
Advisor: Volpe, Marina Fernanda Elias
Abstract: Análise da ideia de utilizar a união das artes na dança em cena houve uma ressignificação do que é a dança e do que é a arte. A dança e a voz podem ser entendidas como um só corpo. Não sendo apenas uma voz e apenas uma dança, mas um único corpo em movimento, o uso da voz como movimentação em dança se transformando em dança. Esse trabalho apresenta uma análise o estudo da voz que dança, que some a tanto a dança quanto as outras linguagens artísticas em cena. A pesquisa é baseada no estudo da corporeidade da voz trazido por Fernando Aleixo e por experimentos de auto pesquisa. Verificou-se que há muitas possibilidades para a aplicação do estudo do corpo-voz em dança no meio da dança em si, quanto para outras linguagens da arte em cena. A partir desses resultados, podemos concluir que, o estudo do corpo-voz sendo utilizado para a indisciplinidade das linguagens das artes quanto para o aprimoração de uma delas.
Keywords: Voz
Corpo-voz
Corporeidade
Voice
Body-voice
Corporeality
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Production unit: Escola de Educação Física e Desportos
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 24-Mar-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Dança

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LLLAGReina.pdf281.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.