Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19391
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O corpo-voz do artista cênico
Título(s) alternativo(s): The body-voice of the scenic artist
Autor(es)/Inventor(es): Reina, Larissa Liz Luna de Araújo Graciano
Orientador: Volpe, Marina Fernanda Elias
Resumo: Análise da ideia de utilizar a união das artes na dança em cena houve uma ressignificação do que é a dança e do que é a arte. A dança e a voz podem ser entendidas como um só corpo. Não sendo apenas uma voz e apenas uma dança, mas um único corpo em movimento, o uso da voz como movimentação em dança se transformando em dança. Esse trabalho apresenta uma análise o estudo da voz que dança, que some a tanto a dança quanto as outras linguagens artísticas em cena. A pesquisa é baseada no estudo da corporeidade da voz trazido por Fernando Aleixo e por experimentos de auto pesquisa. Verificou-se que há muitas possibilidades para a aplicação do estudo do corpo-voz em dança no meio da dança em si, quanto para outras linguagens da arte em cena. A partir desses resultados, podemos concluir que, o estudo do corpo-voz sendo utilizado para a indisciplinidade das linguagens das artes quanto para o aprimoração de uma delas.
Palavras-chave: Voz
Corpo-voz
Corporeidade
Voice
Body-voice
Corporeality
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Unidade produtora: Escola de Educação Física e Desportos
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 24-Mar-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LLLAGReina.pdf281.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.