Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19391
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | O corpo-voz do artista cênico |
Otros títulos: | The body-voice of the scenic artist |
Autor(es)/Inventor(es): | Reina, Larissa Liz Luna de Araújo Graciano |
Tutor: | Volpe, Marina Fernanda Elias |
Resumen: | Análise da ideia de utilizar a união das artes na dança em cena houve uma ressignificação do que é a dança e do que é a arte. A dança e a voz podem ser entendidas como um só corpo. Não sendo apenas uma voz e apenas uma dança, mas um único corpo em movimento, o uso da voz como movimentação em dança se transformando em dança. Esse trabalho apresenta uma análise o estudo da voz que dança, que some a tanto a dança quanto as outras linguagens artísticas em cena. A pesquisa é baseada no estudo da corporeidade da voz trazido por Fernando Aleixo e por experimentos de auto pesquisa. Verificou-se que há muitas possibilidades para a aplicação do estudo do corpo-voz em dança no meio da dança em si, quanto para outras linguagens da arte em cena. A partir desses resultados, podemos concluir que, o estudo do corpo-voz sendo utilizado para a indisciplinidade das linguagens das artes quanto para o aprimoração de uma delas. |
Materia: | Voz Corpo-voz Corporeidade Voice Body-voice Corporeality |
Materia CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA |
Unidade de producción: | Escola de Educação Física e Desportos |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 24-mar-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | Dança |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LLLAGReina.pdf | 281.07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.