Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19401
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Transformação digital e o setor bancário: uma análise sobre a implantação de uma ferramenta tecnológica em um grande banco público brasileiro e seus efeitos no âmbito interno e externo
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Taís Amanda Jorge de
Advisor: Niño, Laura Marina Valencia
Abstract: O presente estudo busca discutir os efeitos de um projeto de transformação digital no âmbito de um Banco Público de Desenvolvimento no Brasil. As instituições financeiras de desenvolvimento cumprem essencial papel no que tange as imprevisibilidades econômicas, especialmente em contextos de crises de grande impacto, tal como no panorama atual de pandemia de Covid-19 que escancara, mais uma vez, as fragilidades socioeconômicas presentes no Brasil. Paralelamente, as tecnologias digitais se mostram cada vez mais eficientes e competitivas quando equiparadas aos métodos convencionais e de mentalidade analógica, sobretudo no setor bancário que vem se posicionando no decorrer dos últimos anos como líder em investimentos centrados em tecnologia. Como importante tarefa dessa pesquisa está a identificação de grandes ganhos de eficiência através da migração de processos analógicos para o digital – desde a análise documental até os prazos para envio do parecer final da instituição financeira de desenvolvimento estudada quanto ao pleito das empresas que buscam financiamento. A presente pesquisa busca relacionar três principais contextos: o papel dos bancos de desenvolvimento, fundamentos do método ágil Scrum e sua aplicabilidade para projetos de desenvolvimento de software e o caso concreto da ferramenta tecnológica utilizada pelo Banco de Desenvolvimento observado: o Portal do Cliente. O objetivo desse estudo é compreender como um canal de atendimento a clientes orientado à mentalidade digital pode tornar os processos de uma instituição pública financeira mais eficientes e melhorar a experiência do usuário. Para elaboração deste estudo de caso, além da revisão da literatura que ressalta aspectos contextuais relevantes para a pesquisa, foram agrupados elementos qualitativos – a partir das entrevistas realizadas, e, ainda, investiu-se em uma pesquisa documental – com a análise de gráficos disponibilizados pela organização os quais ilustraram o comportamento da ferramenta na prática. Os resultados obtidos apontam para a promoção de uma experiência mais transparente e efetiva para os usuários, além do reforço no âmbito da segurança da informação e na segurança das análises, com a possibilidade de integração com bases de dados públicas.
Keywords: Bancos
Automação
Métodos ágeis
Tecnologia digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2021
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Taís Amanda Jorge de. Transformação digital e o setor bancário: uma análise sobre a implantação de uma ferramenta tecnológica em um grande banco público brasileiro e seus efeitos no âmbito interno e externo. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TAJAraújo.pdf580.48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.