Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19428
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades
Author(s)/Inventor(s): Silva, Priscila Rosa da
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da importância do planejamento na Educação Infantil, buscando discutir os sentidos, finalidades, modos de planejar e concepções que fundamentam o planejamento. Para tanto, foi utilizado questionário enviado a duas professoras de Educação Infantil, uma da rede pública e outra da rede privada. As respostas das professoras foram analisadas com base em referências teóricas da Educação Infantil. O estudo evidenciou que existe diferentes concepções de criança, docência e educação infantil que embasam os planejamentos das professoras; que deve partir dos interesses e necessidades das crianças, buscar ampliar suas experiências, ser flexível e acompanhado de um constante processo de observação e reflexão sobre a prática docente e as vivências das crianças.
Keywords: Educação infantil
Planejamento educacional
Docência
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 9-May-2022
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Priscila Rosa da. O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSilva.pdf153.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.