Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19428
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Priscila Rosa da
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da importância do planejamento na Educação Infantil, buscando discutir os sentidos, finalidades, modos de planejar e concepções que fundamentam o planejamento. Para tanto, foi utilizado questionário enviado a duas professoras de Educação Infantil, uma da rede pública e outra da rede privada. As respostas das professoras foram analisadas com base em referências teóricas da Educação Infantil. O estudo evidenciou que existe diferentes concepções de criança, docência e educação infantil que embasam os planejamentos das professoras; que deve partir dos interesses e necessidades das crianças, buscar ampliar suas experiências, ser flexível e acompanhado de um constante processo de observação e reflexão sobre a prática docente e as vivências das crianças.
Palavras-chave: Educação infantil
Planejamento educacional
Docência
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 9-Mai-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Priscila Rosa da. O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSilva.pdf153.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.