Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19428
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Priscila Rosa da |
Orientador: | Arenhart, Deise |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é apresentar uma reflexão acerca da importância do planejamento na Educação Infantil, buscando discutir os sentidos, finalidades, modos de planejar e concepções que fundamentam o planejamento. Para tanto, foi utilizado questionário enviado a duas professoras de Educação Infantil, uma da rede pública e outra da rede privada. As respostas das professoras foram analisadas com base em referências teóricas da Educação Infantil. O estudo evidenciou que existe diferentes concepções de criança, docência e educação infantil que embasam os planejamentos das professoras; que deve partir dos interesses e necessidades das crianças, buscar ampliar suas experiências, ser flexível e acompanhado de um constante processo de observação e reflexão sobre a prática docente e as vivências das crianças. |
Palavras-chave: | Educação infantil Planejamento educacional Docência |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 9-Mai-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Priscila Rosa da. O planejamento na educação infantil: fundamentos e possibilidades. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PSilva.pdf | 153.59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.