Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19432
Especie: | Artigo |
Título : | A desconstrução da cultura do consumismo em colaboração com a educação ambiental: o papel da escola |
Otros títulos: | The deconstruction of consumer culture in collaboration with environmental education: the role of school |
Autor(es)/Inventor(es): | Souza, Eliane Alves de D'Oliveira, Karen Santos |
Resumen: | Há décadas a humanidade tem acesso à informação de que os recursos naturais são esgotáveis, porém somente por volta dos anos de 1970 a preocupação com o meio ambiente tornou-se um tema relevante. A Economia voltada para o consumo irresponsável, por impulso, durante anos foi a mola propulsora para o uso desmedido dos recursos naturais. Diante do exposto, temos o seguinte problema científico: a escola exerce algum papel na desconstrução do consumismo, em favor do meio ambiente? A presente pesquisa, em resposta ao problema científico, traçou como objetivo geral analisar o papel da escola na desconstrução da cultura do consumismo por meio da Educação Ambiental. Como objetivo específico, a pesquisa trouxe para a discussão as visões de teóricos e autores sobre qual o papel que a escola exerce numa sociedade capitalista; trouxe também dados documentais. Diante dessas grandes catástrofes climáticas e das expectativas negativas quanto ao futuro do planeta Terra, esta pesquisa justifica-se pela importância da reflexão sobre o tema. |
Resumen: | Humanity has had access to information for decades that natural resources are exhaustible, but it was not until the 1970s that concern with the environment became a relevant issue. The economy turned to irresponsible consumption, by impulse, for years was the driving force for the excessive use of natural resources. Given the above, we have the following scientific problem: does school play any role in deconstructing consumerism, in favor of the environment? The present research, in response to the scientific problem, had as a general objective to analyze the role of the school in the deconstruction of the consumerism culture through Environmental Education. As a specific objective, the research brought to the discussion the views of theorists and authors about the role that the school plays in a capitalist society; also brought documentary data. In view of these major climatic catastrophes and negative expectations about the future of planet Earth, this research is justified by the importance of reflecting on the theme. |
Materia: | Escola Educação ambiental Meio ambiente Consumismo Schools Environmental education Environment Consumption |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Instituto de Economia |
Editor: | Centro Educacional Sem Fronteiras |
Es parte de: | Revista Mais Educação |
Volumen: | 4 |
Número: | 8 |
Fecha de publicación: | oct-2021 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
ISSN: | 2595-9611 |
Citación : | SOUZA, Eliane Alves de; D'OLIVEIRA, Karen Santos. A desconstrução da cultura do consumismo em colaboração com a educação ambiental: o papel da escola. Revista Mais Educação, São Caetano do Sul, v. 4, n. 8, p. 162-173, out. 2021. |
Aparece en las colecciones: | Ciências Sociais Aplicadas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
EASouza.Desconstrução..pdf | 331.31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.