Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1948
Tipo: | Relatório |
Título: | Do behavorismo ao processo da informação |
Autor(es)/Inventor(es): | Soares, Adriana Benevides Corrêa, Carla Patrícia Quintanilha |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de percorrer historicamente as teorias da aprendizagem a partir do comportamentalismo até o processamento da informação para que se possa compreender como passamos do entendimento de uma aprendizagem estritamente manipulada externamente por contingências e associações de estímulos a uma abordagem que resgata a subjetividade de maneira controlada oferecendo uma explicação mentalista a questão da aprendizagem preservando, entretanto o rigor metodológico iniciado na psicologia pelo condutismo. Ressalta-se também neste trabalho as contribuições da Psicologia Cognitiva de Piaget e da noção de representação enfatizada neste momento assim como os resultados empíricos dos teóricos precursores do tratamento da informação que muito contribuíram para refocalizar a atenção dos psicólogos e cientistas afins para os processos constituidores do percurso mental; da codificação à recuperação da informação. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Processamento da informação Psicologia cognitiva |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Unidade produtora: | Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais |
In: | Relatório técnico NCE |
Número: | 0403 |
Data de publicação: | 31-Dez-2003 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SOARES, A. B. ; CORRÊA, C. P. Q. Do Behavorismo ao processo da informação. Rio de Janeiro: NCE, UFRJ, 2003. 40 p. (Relatório Técnico, 04/03) |
Aparece nas coleções: | Relatórios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
04_03_000613511.pdf | 376.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.