Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19503
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Teixeira, Viviane Gomes | - |
dc.contributor.author | Rego, Gabriela de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-16T18:06:18Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:45Z | - |
dc.date.issued | 2021-12 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19503 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Histórico-Cultural | pt_BR |
dc.subject | Alunos cegos | pt_BR |
dc.subject | Construção Conceital | pt_BR |
dc.title | Estudo qualitativo da abordagem da formação de conceitos químicos por alunos cegos: uma análise dos artigos da revista Química Nova na Escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1229963402809254 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1273683205008395 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valle, Daniella Lopez | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9219419085511667 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Joaquim Fernando Mendes da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1670622312616696 | pt_BR |
dc.description.resumo | A química apresenta uma linguagem própria e signos bastante específicos, podendo ser dificilmente compreendida pelos alunos, ainda mais por aqueles que estão privados da visão. Dessa forma, este projeto final de curso teve por objetivo analisar qualitativamente sob a ótica de Vigotski, os artigos relacionados ao ensino de química para cegos da revista Química Nova na Escola desde a sua primeira publicação. Procurou-se examinar se estes fazem uma reflexão sobre como os cegos constroem o conhecimento. Por Vigotski ter estudado o processo de formação de conceitos e por ter realizado pesquisas sobre como ensinar crianças com necessidades especiais, a sua teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi a escolhida para nortear este trabalho. Ao longo de todos os anos de publicação, apenas 10 artigos foram encontrados com o tema, sendo incluídos nas categorias Formação Docente, Tecnologia Assisitiva e Práticas Experimentais e Outros. Dentre esses, apenas um refletiu sobre o processo de formação de conceitos, mas este foi voltada para alunos com baixa visão. As publicações se concentram nos últimos 8 anos de publicação da revista. Esses resultados indicam a necessidade de um maior número de estudos nessa área. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Química | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Química |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gabriela de Souza Rego.pdf | 935.71 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.