Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19503
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTeixeira, Viviane Gomes-
dc.contributor.authorRego, Gabriela de Souza-
dc.date.accessioned2023-01-16T18:06:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:45Z-
dc.date.issued2021-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19503-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPsicologia Histórico-Culturalpt_BR
dc.subjectAlunos cegospt_BR
dc.subjectConstrução Conceitalpt_BR
dc.titleEstudo qualitativo da abordagem da formação de conceitos químicos por alunos cegos: uma análise dos artigos da revista Química Nova na Escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1229963402809254pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1273683205008395pt_BR
dc.contributor.referee1Valle, Daniella Lopez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9219419085511667pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Joaquim Fernando Mendes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670622312616696pt_BR
dc.description.resumoA química apresenta uma linguagem própria e signos bastante específicos, podendo ser dificilmente compreendida pelos alunos, ainda mais por aqueles que estão privados da visão. Dessa forma, este projeto final de curso teve por objetivo analisar qualitativamente sob a ótica de Vigotski, os artigos relacionados ao ensino de química para cegos da revista Química Nova na Escola desde a sua primeira publicação. Procurou-se examinar se estes fazem uma reflexão sobre como os cegos constroem o conhecimento. Por Vigotski ter estudado o processo de formação de conceitos e por ter realizado pesquisas sobre como ensinar crianças com necessidades especiais, a sua teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi a escolhida para nortear este trabalho. Ao longo de todos os anos de publicação, apenas 10 artigos foram encontrados com o tema, sendo incluídos nas categorias Formação Docente, Tecnologia Assisitiva e Práticas Experimentais e Outros. Dentre esses, apenas um refletiu sobre o processo de formação de conceitos, mas este foi voltada para alunos com baixa visão. As publicações se concentram nos últimos 8 anos de publicação da revista. Esses resultados indicam a necessidade de um maior número de estudos nessa área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriela de Souza Rego.pdf935.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.