Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19503
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo qualitativo da abordagem da formação de conceitos químicos por alunos cegos: uma análise dos artigos da revista Química Nova na Escola
Autor(es)/Inventor(es): Rego, Gabriela de Souza
Orientador: Teixeira, Viviane Gomes
Resumo: A química apresenta uma linguagem própria e signos bastante específicos, podendo ser dificilmente compreendida pelos alunos, ainda mais por aqueles que estão privados da visão. Dessa forma, este projeto final de curso teve por objetivo analisar qualitativamente sob a ótica de Vigotski, os artigos relacionados ao ensino de química para cegos da revista Química Nova na Escola desde a sua primeira publicação. Procurou-se examinar se estes fazem uma reflexão sobre como os cegos constroem o conhecimento. Por Vigotski ter estudado o processo de formação de conceitos e por ter realizado pesquisas sobre como ensinar crianças com necessidades especiais, a sua teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi a escolhida para nortear este trabalho. Ao longo de todos os anos de publicação, apenas 10 artigos foram encontrados com o tema, sendo incluídos nas categorias Formação Docente, Tecnologia Assisitiva e Práticas Experimentais e Outros. Dentre esses, apenas um refletiu sobre o processo de formação de conceitos, mas este foi voltada para alunos com baixa visão. As publicações se concentram nos últimos 8 anos de publicação da revista. Esses resultados indicam a necessidade de um maior número de estudos nessa área.
Palavras-chave: Ensino de Química
Psicologia Histórico-Cultural
Alunos cegos
Construção Conceital
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA
Unidade produtora: Instituto de Química
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2021
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela de Souza Rego.pdf935.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.