Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19503
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estudo qualitativo da abordagem da formação de conceitos químicos por alunos cegos: uma análise dos artigos da revista Química Nova na Escola
Autor(es)/Inventor(es): Rego, Gabriela de Souza
Tutor: Teixeira, Viviane Gomes
Resumen: A química apresenta uma linguagem própria e signos bastante específicos, podendo ser dificilmente compreendida pelos alunos, ainda mais por aqueles que estão privados da visão. Dessa forma, este projeto final de curso teve por objetivo analisar qualitativamente sob a ótica de Vigotski, os artigos relacionados ao ensino de química para cegos da revista Química Nova na Escola desde a sua primeira publicação. Procurou-se examinar se estes fazem uma reflexão sobre como os cegos constroem o conhecimento. Por Vigotski ter estudado o processo de formação de conceitos e por ter realizado pesquisas sobre como ensinar crianças com necessidades especiais, a sua teoria da Psicologia Histórico-Cultural foi a escolhida para nortear este trabalho. Ao longo de todos os anos de publicação, apenas 10 artigos foram encontrados com o tema, sendo incluídos nas categorias Formação Docente, Tecnologia Assisitiva e Práticas Experimentais e Outros. Dentre esses, apenas um refletiu sobre o processo de formação de conceitos, mas este foi voltada para alunos com baixa visão. As publicações se concentram nos últimos 8 anos de publicação da revista. Esses resultados indicam a necessidade de um maior número de estudos nessa área.
Materia: Ensino de Química
Psicologia Histórico-Cultural
Alunos cegos
Construção Conceital
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUÍMICA
Unidade de producción: Instituto de Química
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2021
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Gabriela de Souza Rego.pdf935.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.