Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19511
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A percepção de alunos de administração quanto ao ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de Covid-19
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Lizandra Thurler
Orientador: Passos, Antônio Eugênio Valverde Mariani
Resumo: A necessidade de distanciamento social provocada pela pandemia de Covid19 levou à interrupção das aulas da UFRJ no ano de 2020. Perante esse cenário, a solução apresentada pela universidade para manter o processo educacional em curso foi a implementação do Ensino Remoto Emergencial, um sistema de aulas on-line no qual alunos e professores se conectam para a execução das atividades acadêmicas. Passados dois anos desde sua implementação, essa pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos alunos do curso de Administração da UFRJ sobre o Ensino Remoto Emergencial. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa realizada através de entrevistas com dez estudantes do curso de Administração da UFRJ. Os dados produzidos foram analisados com base em categorias predeterminadas que nortearam a elaboração do roteiro de pesquisa. Os principais resultados apontam que, em diferentes graus, os estudantes se depararam com empecilhos de ordem tecnológica, organizacional, qualitativa e emocional que prejudicaram a experiência e possivelmente sua formação. No entanto, de forma geral, a percepção foi de que o modelo funcionou e que a UFRJ apresentou uma solução plausível e viável para a continuidade das aulas mesmo em uma situação tão grave como uma pandemia.
Palavras-chave: Ensino remoto
Estudantes de administração
Pandemia
COVID-19
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Lizandra Thurler. A percepção de alunos de administração quanto ao ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia de Covid-19. 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LTCarvalho.pdf261.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.