Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/19554
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Calixto, Rafaela Pereira da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:45:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:09:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-05 | - |
dc.identifier.citation | CALIXTO, Rafaela Pereira da Rocha. Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/19554 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Conversação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee2 | Muanis, Maria Comes | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as rodas de conversa na Educação Infantil, sua importância enquanto prática pedagógica institucionalizada e o espaço ocupado pelos sujeitos envolvidos nesse momento. Para estruturação dessa pesquisa foi realizada uma análise dos documentos legais da Educação Infantil, relacionando-os com as ideias de alguns autores como Paulo Freire, Manuel Jacinto Sarmento, Jorge Larossa Bondía e Gilda Rizzo. O estudo constitui-se também pela análise do relato de duas observações de rodas de conversa e duas entrevistas semiestruturadas com as professoras dos grupos, concluindo-se que as rodas de conversa enquanto uma prática institucionalizada pode além de promover interações criança-criança e criança-adulto, também ocupar um lugar de silenciamento e controle. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCalixto.pdf | 258.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.