Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://hdl.handle.net/11422/19554
Especie: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título : | Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada |
Autor(es)/Inventor(es): | Calixto, Rafaela Pereira da Rocha |
Tutor: | Santos, Núbia de Oliveira |
Resumen: | O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as rodas de conversa na Educação Infantil, sua importância enquanto prática pedagógica institucionalizada e o espaço ocupado pelos sujeitos envolvidos nesse momento. Para estruturação dessa pesquisa foi realizada uma análise dos documentos legais da Educação Infantil, relacionando-os com as ideias de alguns autores como Paulo Freire, Manuel Jacinto Sarmento, Jorge Larossa Bondía e Gilda Rizzo. O estudo constitui-se também pela análise do relato de duas observações de rodas de conversa e duas entrevistas semiestruturadas com as professoras dos grupos, concluindo-se que as rodas de conversa enquanto uma prática institucionalizada pode além de promover interações criança-criança e criança-adulto, também ocupar um lugar de silenciamento e controle. |
Materia: | Educação infantil Conversação Pedagogia |
Materia CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade de producción: | Faculdade de Educação |
Editor: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Fecha de publicación: | 5-dic-2022 |
País de edición : | Brasil |
Idioma de publicación: | por |
Tipo de acceso : | Acesso Aberto |
Citación : | CALIXTO, Rafaela Pereira da Rocha. Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCalixto.pdf | 258.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.