Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/19554
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada |
Autor(es)/Inventor(es): | Calixto, Rafaela Pereira da Rocha |
Orientador: | Santos, Núbia de Oliveira |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre as rodas de conversa na Educação Infantil, sua importância enquanto prática pedagógica institucionalizada e o espaço ocupado pelos sujeitos envolvidos nesse momento. Para estruturação dessa pesquisa foi realizada uma análise dos documentos legais da Educação Infantil, relacionando-os com as ideias de alguns autores como Paulo Freire, Manuel Jacinto Sarmento, Jorge Larossa Bondía e Gilda Rizzo. O estudo constitui-se também pela análise do relato de duas observações de rodas de conversa e duas entrevistas semiestruturadas com as professoras dos grupos, concluindo-se que as rodas de conversa enquanto uma prática institucionalizada pode além de promover interações criança-criança e criança-adulto, também ocupar um lugar de silenciamento e controle. |
Palavras-chave: | Educação infantil Conversação Pedagogia |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 5-Dez-2022 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | CALIXTO, Rafaela Pereira da Rocha. Rodas de conversa na educação infantil: reflexões sobre uma prática institucionalizada. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022. |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RCalixto.pdf | 258.39 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.