Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/19559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlmeida, Alda Rosana Duarte de-
dc.contributor.authorVargas, Anna Beatriz Lima-
dc.date.accessioned2023-01-18T18:23:33Z-
dc.date.available2023-12-21T03:09:47Z-
dc.date.issued2022-12-19-
dc.identifier.citationVARGAS, Anna Beatriz Lima. Lojas virtuais versus consumidores reais: as favelas no mapa do e-commerce. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/19559-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectConectividadept_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.titleLojas virtuais versus consumidores reais: as favelas no mapa do e-commercept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Azevedo, Sandro Tôrres de-
dc.contributor.referee2Cardoso, Mônica Machado-
dc.description.resumoA tecnologia, a globalização e a conectividade provocaram mudanças no comportamento do consumidor. A transformação digital, que já se fazia pungente, foi acelerada pela pandemia de COVID-19, fazendo crescer a força do e-commerce e colocando em foco problemas de logística no que tange os moradores de favelas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo analisar se a população que vive em determinadas favelas brasileiras está, mesmo que aos poucos, sendo inserida no mundo do e-commerce e como os grandes varejistas on-line estão lidando com essa realidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com três líderes comunitários. Em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa com aplicação de questionário para os moradores de favelas. Os resultados obtidos apontam obstáculos enfrentados pelos moradores para receber o produto comprado pela internet em casa, tendo que mascarar seus CEPs ou retirar o item em outro local, devido a questões de segurança e dificuldade de mapeamento dos endereços. Nesse sentido, este trabalho apresenta iniciativas de parcerias entre favelas e grandes empresas varejistas como alternativa para inserir os moradores das periferias no mapa do e-commerce.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVargas.pdf1.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.