Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/19559
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Lojas virtuais versus consumidores reais: as favelas no mapa do e-commerce
Autor(es)/Inventor(es): Vargas, Anna Beatriz Lima
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: A tecnologia, a globalização e a conectividade provocaram mudanças no comportamento do consumidor. A transformação digital, que já se fazia pungente, foi acelerada pela pandemia de COVID-19, fazendo crescer a força do e-commerce e colocando em foco problemas de logística no que tange os moradores de favelas. Diante desse cenário, este trabalho tem como objetivo analisar se a população que vive em determinadas favelas brasileiras está, mesmo que aos poucos, sendo inserida no mundo do e-commerce e como os grandes varejistas on-line estão lidando com essa realidade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com três líderes comunitários. Em seguida, foi feita uma pesquisa quantitativa com aplicação de questionário para os moradores de favelas. Os resultados obtidos apontam obstáculos enfrentados pelos moradores para receber o produto comprado pela internet em casa, tendo que mascarar seus CEPs ou retirar o item em outro local, devido a questões de segurança e dificuldade de mapeamento dos endereços. Nesse sentido, este trabalho apresenta iniciativas de parcerias entre favelas e grandes empresas varejistas como alternativa para inserir os moradores das periferias no mapa do e-commerce.
Palavras-chave: Comércio eletrônico
Conectividade
Logística
Favelas
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 19-Dez-2022
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VARGAS, Anna Beatriz Lima. Lojas virtuais versus consumidores reais: as favelas no mapa do e-commerce. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVargas.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.