Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/19611
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Colonialidade, história única e desumanização no jornalismo hegemônico: o caso dos meninos de Belford Roxo
Autor(es)/Inventor(es): Cavalcanti, Jeniffer dos Santos
Tutor: Silva, Pâmela Guimarães da
Resumen: O presente trabalho se propõe a pensar a prática jornalística hegemônica através de uma ótica decolonial, investigando como a colonialidade impacta na criação de histórias únicas pelo jornalismo da grande mídia brasileira. A fim de elucidar a questão, analisamos a cobertura realizada pelos jornais O Globo e Folha de S.Paulo sobre o desaparecimento e morte de três crianças negras, que ficou conhecido como o caso dos meninos de Belford Roxo. Para tal, foi construído um referencial teórico em torno dos estudos decoloniais e do conceito de história única, de Chimamanda Adichie. O corpus metodológico é composto pelas matérias publicadas on-line pelos dois jornais, entre 29 de dezembro de 2020 e 10 de dezembro de 2021. A partir de nossa grade analítica concluímos que foi criada uma história única sobre Alexandre, Fernando e Lucas pela mídia hegemônica brasileira.
Materia: Colônias
Jornalismo
Belford Roxo (RJ)
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade de producción: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 21-dic-2022
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CAVALCANTI, Jeniffer dos Santos. Colonialidade, história única e desumanização no jornalismo hegemônico: o caso dos meninos de Belford Roxo. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.
Aparece en las colecciones: Comunicação - Jornalismo

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JCavalcanti.pdf783.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.